Artes Plásticas
RAMOS EM FESTA COMEMORA
O CENTENÁRIO DA LEOPOLDINA
Jornal O Globo - 20 de outubro de 1986 - Serviços
Uma salva de 21 tiros, às 6h, abre hoje oficialmente os festejos do Centenário de Ramos, que se estenderá até o dia 31, com inúmeras atividades. O ponto de destaque dos festejos ocorre a partir das 10h. 30min com a saída de um trem Maria-Fumaça da gare da Leopoldina, em direção à estação de Ramos. Com direito a fogos e banda de; música, ali será descerrada placa comemorativa dá passagem do primeiro trem na "Parada de Ramos", em 23 de outubro de 1886.
Estarão presentes, entre outros, o príncipe herdeiro do Império, D. Antônio de Orleans e Bragança, e os bisnetos do capitão Fonseca Ramos, Olga Dias Vianna de Lima e Alceu de Albuquerque Dias. O capitão Fonseca Ramos, morto em 1872, é o patrono do bairro, que surgiu a partir de suas terras - a Fazenda d9 os. O terreno para o assentamento dos trilhois da atual Leopoldina foi doado pela familia Fonseca Ramos ao governo imperial, que mandou construir uma estrada de ferro que ligasse a capital da corte à Raiz da Serra de Petrópolis.
Tudo é festa
Na verdade, toda a rona da Leopoldina está em festa, pois o leito da antiga Estrada de Ferro do Norte cortou também inúmeras propriedades de pessoas eminentes da época, que deram origem aos atuais bairros da região, como Bonsucesso e Olaria.
Os festejos continuam às 19h de hoje, com missa campal no adro da Igreja N.S. da Cohcêição de Ramos, celebrada pelo bispo auxiliar, D José Palmeira Lessa, seguida de festa popular, no mesmo local, com pagode, barraquinhas e comidas típicas, além de fogos de artificio.
Amanhã, às 16h, haverá premiação dos vencedores do 3º Concurso de Trovas de Ramos, no Sesc, à Rua Euclides Faria. Dia 25, às 22h, premiação do vencedor do concurso Samba do Centenário, na Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, à Rua Professor Lacê. Nesse mesmo dia, a partir das 8h, no Sesc, haverá gincana de pinturas e desenhos sobre Ramos.
Até amanhã, na Biblioteca de Ramos, fica aberta uma exposição com documentos e fotos do velho Ramos e material de modelismo ferroviário. Dia 31, como encerramento das festividades, o Sesc Ramos promove exposição do artista plástico Luís Fernando Couto, com a apresentação de réplica da Igreja da Penha com iluminação própria, premiada em exposições oficiais.